You are currently viewing Brandon Swanson: o cara que desapareceu falando no celular

Brandon Swanson: o cara que desapareceu falando no celular

Brandon Victor Swanson, de 19 anos, desapareceu perto de Taunton, Minnesota, na madrugada do dia 14 de maio de 2008 depois de acidentalmente dirigir para dentro de uma vala e passar algumas horas conversando com seus pais no celular. Apesar de inúmeras buscas realizadas ao longo dos anos, ele nunca foi encontrado.

Quem era Brandon?

Brandon estudava na Minnesota West Community and Technical College, localizada na cidade de Canby, Minnesota, onde cursava um programa de engenharia, voltado para a geração de energia eólica. Como era o último dia de aula do programa, Brandon e os amigos decidiram comemorar a ocasião com uma festa na casa de um deles no distrito de Lynd. Entre 22:30h e 23h, Brandon saiu da festa e dirigiu-se para a casa de outro amigo em Canby, para se despedir de um colega que ia se mudar para outro estado. Brandon não parecia estar bêbado ou intoxicado de acordo com os amigos que estavam na primeira festa em Lynd. Testemunhas da segunda festa, em Canby, disseram que ele tomou uma dose de uísque e saiu depois da meia-noite para voltar para casa, no distrito de Marshall.
Brandon no alto de uma torre eólica
Fonte: thesearchforbrandon.blogspot.com
Por volta das 1:15 da manhã do dia 14 de maio, Brandon bateu com o carro e caiu em uma vala ao longo de uma estrada de cascalho. Ele tentou ligar para seus amigos, mas ninguém atendeu. Por volta das 1:50h, Brandon ligou para seus pais, Brian e Annette Swanson, e os informou sobre sua situação e que precisava de uma carona. Ele disse que estava na estrada entre as cidades de Marshall e Lynd e deu sua localização. Ele também disse que não estava ferido, ele só não conseguia tirar o carro da vala sozinho e precisava de ajuda ou de uma carona.

Onde estava Brandon?

Quando seus pais chegaram ao local em que Brandon deveria estar, eles não conseguiram encontrá-lo. Sua mãe Anette ligou para o seu celular e eles combinaram de piscar os faróis dos carros para que pudessem ver onde o outro estava. Anette afirmou posteriormente que conseguia ouvir o barulho de Brandon mexendo nos faróis do carro, mas não conseguia ver as luzes em lugar nenhum. Frustrada, ela começou a dizer “Nós estamos piscando! Nós estamos piscando!”. E ele respondeu: “Eu também! Como vocês não estão me vendo?!”. Eles nunca viram uns aos outros.

 

Frustrado, Brandon desligou o telefone, mas sua mãe rapidamente ligou de volta se desculpando por ter gritado e ficado tão frustrada no telefonema anterior. Ele disse que de onde estava conseguia ver as luzes da cidade de Lynd, e que iria sair do carro e começar a caminhar em direção à cidade. Brandon disse para os pais que os encontraria em um estacionamento local.

 

Os pais concordaram, mas resolveram que era melhor continuarem no telefone se comunicando durante todo o tempo. Brandon explicou para seu pai que ia cortar caminho pelo campo para chegar mais rápido. Enquanto ele caminhava ia descrevendo o caminho que fazia para seus pais. Ele passou por estradinhas de cascalho, comentou sobre duas cercas pelas quais passou e disse que estava ouvindo barulho de água. Essa ligação durou 47 minutos, quando de repente Brandon gritou “Ah, que merda!” e a ligação foi desligada. Brian, o pai de Brandon, disse que soou como se Brandon tivesse escorregado ou tropeçado e caído. 
Foto da estrada
Fonte: medium.com
Anette e Brian tentaram ligar de volta para o filho inúmeras vezes, mas Brandon não atendeu. O telefone chamava até que a ligação caísse na caixa postal. Isso aconteceu durante toda a noite, até que na manhã seguinte o telefone parou de chamar e as ligações iam diretamente para a caixa postal. Desde então, ninguém nunca mais viu ou falou com Brandon novamente.

As buscas por Brandon e seu carro

Muito preocupados, seus pais continuaram procurando até 6:30h, mas como não tiveram resultado, decidiram que era melhor notificar as autoridades. A polícia falou para eles não se preocuparem e esperarem um pouco mais, porque não é incomum jovens ficarem fora sem dar notícias. Mas com a insistência de Anette e Brian, a polícia solicitou os registros telefônicos do celular de Brandon e viram que ele na verdade estava perto do distrito de Porter, e não de Lynd, como ele havia dito. Porter fica a 30 km de Lynd, um lugar completamente diferente e em outra direção.

 

Como ficou constatado que Brandon estava errado sobre seu paradeiro na ligação, a polícia passou a levar o caso a sério e oficiais foram enviados para o local apontado nos registros telefônicos para procurar Brandon e seu carro. Por volta das 12:30 o veículo foi encontrado próximo à fronteira dos distritos de Porter e Taunton, e não foram constatados danos ao veículo. Mas de fato, as rodas dianteiras do carro estavam elevadas e não seria possível uma pessoa sozinha tirar o carro dali, como ele havia afirmado.
O carro de Brandon sendo rebocado
Fonte: truecrimediva.com
Ao longo das inúmeras buscas realizadas pela área durante meses após o desaparecimento de Brandon, praticamente nenhuma pista foi encontrada sobre seu paradeiro. Eles também procuraram no rio Yellow Medicine, que corre próximo ao local onde o carro foi encontrado. As buscas no rio foram feitas de barco, nas margens e até utilizando mergulhadores.

 

Eventualmente as autoridades interromperam as buscas, e assim a família e os amigos de Brandon assumiram essa responsabilidade, usando seu próprio dinheiro e determinação para continuar procurando por ele. Isso consistia em continuar vasculhando o terreno e ampliar as buscas para além da área onde o carro foi encontrado. 

A única pista

No total, mais de 250 km quadrados da área foram cobertos por muitos voluntários, mas a única pista encontrada foi o cheiro de Brandon, que foi rastreado por um cachorro na trilha para o distrito de Porter.

 

Essa trilha é consistente com a conversa de Brandon, de 47 minutos, com seu pai. Sabemos que ele andou por estradas de cascalho durante a maior parte da conversa. Ele então saiu da estrada e andou começou a andar pelo campo. Mencionou duas cercas para o pai no telefone, e as duas cercas estão no meio dessa trilha seguida pelo cachorro. Depois disso, o cachorro pulou dentro do rio Yellow Medicine.

 

O terreno próximo ao rio é arborizado e irregular. Além disso, Brandon era cego do olho esquerdo, tornando sua percepção de profundidade ruim (especialmente no escuro). As pessoas caminham em média entre 1,6 e 4,8 km por hora. Se considerarmos toda as adversidades, isso coloca Brandon a cerca de 1,6 km do carro quando o telefone foi desligado. A trilha até o ponto no rio onde o cachorro pulou está dentro desse intervalo.

 

Depois que o cão saltou no rio Yellow Medicine, ele saiu novamente e continuou seguindo em frente sugerindo que Brandon deve ter caído ou entrado no rio por algum motivo (provavelmente para tentar recuperar o celular), conseguiu sair e continuou andando. O cão foi capaz de seguir a trilha um pouco além do rio, até chegar a outra estrada de cascalho. Esse ponto está a cerca de 4 km do local onde o carro foi encontrado.
Um dos cães farejadores na busca por Brandon
Fonte: thesearchforbrandon.blogspot.com
Apesar das extensas buscas que foram realizadas, houve complicações que podem ter impedido que respostas fossem encontradas. Por exemplo, um obstáculo é a proteção à propriedade em campos que estejam sendo cultivados, onde não era possível entrar para fazer buscas sem a autorização expressa dos donos e o acompanhamento de um dos trabalhadores. Nesses campos próximos ao local do desaparecimento de Brandon, há lugares que poderiam dar abrigo a alguém que esteja perdido e sem recursos, como celeiros, barracões, etc. Novamente, as buscas nesses locais necessitavam da permissão dos proprietários das terras, que permitiam ou não as buscas em suas propriedades. Também não ajudou em nada o fato do desaparecimento de Brandon ter acontecido na época mais chuvosa do ano no estado, o que pode ter ajudado a esconder evidências.

O que será que aconteceu?

Esse caso é muito estranho porque há diversos fatores que não fazem muito sentido em relação à noite do desaparecimento. Acredito que ele tenha morrido naquela noite, mas as circunstâncias como isso pode ter acontecido me deixam intrigada.

 

De acordo com o registro telefônico, às 1:15 da manhã Brandon ligou para seus amigos para pedir ajuda depois que o carro caiu na vala. De onde ele estava (em Canby) até onde o carro foi encontrado não se leva mais de 15 minutos para chegar. Então como ele pode ter achado que estava perto de Lynd, o local que ele afirmou para os pais que podia ver de longe? Leva mais de meia hora para chegar de Canby à Lynd. Como ele não percebeu que não tinha dirigido por tanto tempo assim para quase chegar até Lynd? Será que ele se esqueceu que estava em Canby e achou que estava indo para casa de Lynd, que foi o primeiro lugar que ele visitou naquela noite? Por que Brandon estaria desorientado a respeito de sua localização? Estaria ele bêbado? Cansado? Ou talvez uma combinação dos dois?
Mapa mostrando as principais localizações do caso
Fonte: Reddit / Intervenção Própria
Brandon estava 100% convencido de que sua localização estava certa de acordo com o que ele disse aos pais. Ele conhecia a região muito bem, nasceu e cresceu naquele lugar. Então isso é algo que me incomoda bastante.

A última ligação

Se Brandon tivesse simplesmente escorregado ou caído durante a ligação com os pais antes de gritar “Ah, que merda!”, e tivesse deixado o celular cair nesse momento, é possível que ele o tenha perdido. Não seria fácil encontrar um celular no escuro na floresta, ainda mais que alguns celulares daquela época, quando caíam, muitas vezes desmontavam. A bateria ia para um lado e o celular para outro. Então ele teria duas coisas para procurar no escuro. 

 

O celular também pode ter caído numa poça d´água, no rio ou até em um buraco, e ele não conseguiu pegar, ou conseguiu mas não funcionou. Também pode significar, é claro, que algo aconteceu com Brandon naquele momento que o tenha incapacitado de atender ligações.

Rio Yellow Medicine

Abaixo tem um mapa dos rios dessa área específica de Minnesota, incluindo o Yellow Medicine, que estava perto de Brandon. Caso ele tenha caído no rio e se afogado, o corpo pode ter sido levado pela correnteza até o rio Minnesota, que corta todo o estado. Naquela noite a correnteza estava muito forte, o nível de água do rio estava bem elevado e fazia 3 graus. Se ele realmente caiu no rio, pode ter sido levado com facilidade. É bem difícil que ele tenha conseguido sair, mas se conseguisse, sofreria de hipotermia.
Mapa dos rios da região
Fonte: truecrimediva.com

Sequestro?

Não acho que podemos simplesmente excluir a hipótese de sequestro, mesmo que pareça muito improvável nesse caso. A ideia de um sequestro explicaria porque o corpo nunca foi encontrado. Ele pode ter sido levado para algum estado vizinho. As buscas por Brandon duraram dez anos, se ele estivesse naquela área eu gostaria de imaginar que já teria sido localizado à essa altura. Mas nada foi encontrado. Nem o celular, nem roupas, nem um corpo. 
 
É claro que também temos que admitir que as chances dele ter encontrado alguém no meio do mato, no escuro, que resolvesse sequestra-lo são mínimas.

Drogas?

Algumas pessoas que vivem na área onde Brandon morava comentam que existem rumores na região sobre uma dívida de drogas que ele teria com traficantes e por isso ele teria sido morto. Uma dessas pessoas com quem entrei em contato, e que pediu para não ser identificada, disse que Brandon foi deixado em um campo e moído com ração para gado. 😕💁 Outro morador local me disse algo menos bizarro, que os rumores são de que ele está enterrado na Dakota do Sul, que faz fronteira com essa região do rio Yellow Medicine. É claro que é preciso ter muito cuidado com essas especulações, mas elas não são tão infundadas assim, como acabei descobrindo.

 

Brandon é destaque no banco de dados do VICAP (Violent Criminal Apprehension Program – ou Programa de Apreensão Criminal Violenta) do FBI junto com outras 71 pessoas. Ele está na parte de Pessoas Desaparecidas do VICAP, o que significa que o FBI acredita que ele tenha sido vítima de um crime violento, provavelmente homicídio. Se fosse somente um caso de pessoa desaparecida que se perdeu no campo ou caiu num rio, ele não estaria nessa lista. A maioria (se não todos) os casos de pessoas desaparecidas desse programa é especulada como vítima de um crime. E essa é uma lista bem pequena. Eles não saem acrescentando qualquer caso de desaparecimento ao VICAP. 72 pessoas é um número praticamente irrisório perto de todos os desaparecimentos que ocorrem nos EUA todo ano. 
Registro de Brandon no VICAP
Fonte: FBI
O problema com essa teoria de dever dinheiro e ser morto pelo traficante é que o tal traficante teria que ser o Batman pra encontrar alguém de madrugada no meio do campo, sendo que a própria pessoa nem sabia onde estava. Ou teria que estar seguindo Brandon a noite toda.

Morto por um trator?

Alguns fazendeiros não autorizaram buscas em suas propriedades. As buscas oficiais foram interrompidas após 30 dias e só continuaram após a colheita. Uma das teorias sobre o que aconteceu com Brandon é que ele caiu no rio Yellow Medicine, conseguiu sair e foi capaz de continuar caminhando por algum tempo, mas devido ao frio e ao fato de estar andando com as roupas molhadas, ele em algum momento acabou morrendo ou perdendo a consciência por causa da hipotermia.

 

Nesse cenário, Brandon estaria andando pelos campos e sua mente se resumiria a um único pensamento: “preciso encontrar abrigo!”. Sua energia estaria diminuindo rapidamente e ele poderia ter visto algumas máquinas agrícolas e tentado entrar na cabine para ficar protegido. Talvez ele tenha percebido que não conseguiria ou que estava trancado. Ele estava prestes a desmaiar e pensando que, se ele se aconchegasse ao lado ou embaixo da máquina, ele poderia tentar dormir e, de manhã, o fazendeiro sairia, o veria ali e o salvaria.  Infelizmente, Brandon morre ou desmaia no meio da noite. O fazendeiro chega de manhã, não vê Brandon embaixo ou ao lado da máquina e começa a trabalhar, talvez matando, destruindo e espalhando os restos de Brandon.
Exemplo de máquina usada nas fazendas da região
Fonte: Pinterest
Tudo aconteceria embaixo de onde o fazendeiro estava sentado ou apenas um pouco à frente, com a vista obscurecida por enormes acessórios da máquina. Alguns cães farejadores de cadáveres apontam para algumas áreas agrícolas particulares da região e para um trator particularmente. Pode ser que a polícia saiba ou tenha uma ideia de onde podem estar os restos mortais de Brandon, mas não tem provas suficientes para convencer um juiz a fornecer um mandado de busca nesse local. 

A que conclusão cheguei?

Nenhuma! Esse caso é um mistério até hoje, e eu espero que Brandon seja encontrado um dia. Mas a sensação que eu tenho é que tem alguma coisa faltando. Alguma pista que pode estar na nossa cara, mas a gente não está percebendo. Não é igual aos outros casos em que eu consegui formular teorias coerentes. A sensação é que tem alguma coisa errada. Uma parte de mim chega a pensar que ele pode ter enganado seus pais de propósito sobre a sua localização. Eu sinto que eles já o teriam encontrado se fosse uma morte acidental como hipotermia ou afogamento. Mas se fosse o caso, por que ele lhes diria que seu carro estava na vala? Por que ligaria e pediria ajuda? Não faz sentido. O que você acha que pode ter acontecido com Brandon? Eu vou continuar investigando e faço um update caso venha a descobrir mais informações. 😉



Referências:
The search for Brandon Swanson
True Crime Diva
Medium
CNN
FBI
Reditt

Este post tem 2 comentários

  1. Ele deve ter saído muito doido das festas. Perdido, entrou numa propriedade privada e levou tiro de redneck.

  2. Carlos Lima

    A região parecia ser desconhecida para ele. Então ele pode ter entrado numa região de pântano ou até de areia movediça. Qdo se viu naquela situação ele grita "merda", porque era exatamente essa a questão ali. Com a surpresa de cair numa armadilha natural, ele se assusta, grita e deixa cair o celular fora do seu alcance. Por algum motivo, o celular continua funcionando. Provavelmente porque a lama da areia movediça não era tão líquida como a água e o celular resistiu ainda por algum tempo. Uma vez ele tendo afundado naquela lama, seu corpo jamais seria encontrado por cães ou buscas humanas convencionais. Acredito que somente seria encontrado com uso de scaners.

Deixe um comentário